Código de Ética – VEKN

Tradução livre não-oficial por Possidônio Cunha

Sejam excelentes uns com os outros

– Bill S. Preston, Esq.

CÓDIGO DE ÉTICA DA VAMPIRE: ELDER KINDRED NETWORK

Verão 1.5

A partir de 9 de setembro de 2019

INTRODUÇÃO E TERMOS

A Vampire Elder Kindred Network (VEKN) é a Organização Oficial de Jogadores
para o card game Vampire: The Eternal Struggle (VTES).

A VEKN é dedicada a continuidade saudável do VTES. Ela incentiva o crescimento de popularidade, tanto abraçando novos jogadores quanto apoiando fãs existentes.
A VEKN sanciona e regula os torneios oficiais de VTES. Também mantém e publica classificação de jogadores em torneios e rankings.

Os Princes da VEKN são voluntários que promovem o VTES a nível local, coordenando torneios e demonstrações.

Coordenadores Nacionais da VEKN têm papel similar ao dos Princes, com uma área geográfica mais ampla e responsabilidade de aprovar a sanção de torneios em sua região.

Black Chantry Productions (BCP) é a editora do VTES. A BCP foi estabelecida e pertence a 5 proeminentes jogadores de VTES. Em Agosto de 2018, a BCP aceitou uma proposta para internalizar as funções de governança e administração da VEKN, resultando na dissolução do grupo de liderança VEKN Inner Circle. A missão da BCP inclui:

  • revisar cards existentes para harmonizar terminologia e modelos;
  • desenvolver novos cards aceitos para uso em jogos de torneios sancionados;
  • publicar todos os cards oficiais de VTES, atuais e futuros (com impressão contratada);
  • manter card rullings, card errata, regras de torneios e diretrizes de juízes.
  • manter o sistema oficial de classificação de jogadores; e
  • fornecer fóruns oficiais centralizados para comunicação com a base de jogadores; e
  • comunicar-se com jogadores através de recursos de mídias sociais selecionadas.

O Comitê de Ética da VEKN existe para ponderar alegações de condutas antiéticas ( como definido neste código) envolvendo membros da VEKN. O comitê é liderado pela Coordenador de Jogos Organizados da BCP.

A BCP designará três (3) membros da VEKN para fazer parte do Comitê de Ética e um quarto (4º) membro da VEKN para atuar como suplente para um membro efetivo, conforme seja necessário. Os termos de serviços desses membros não têm duração especificada e eles podem deixar o cargo a qualquer momento.

Ao Coordenador Nacional responsável pela região de um membro da VEKN que supostamente violou este código, será concedido igual participação e direito de voto no comitê pela duração da investigação relacionada ao incidente, trazendo o total de indivíduos que revisam as supostas alegações de violação para cinco (5).

Serão escolhidos membros suplentes do comitê, por exemplo, em caso de conflito de interesse.

Finalidade e escopo

A finalidade deste código de ética é descrever:

  • conduta padrão para todas as pessoas associadas com as atividades e processos supervisionados pela VEKN;
  • procedimentos pelos quais supostas violações devem ser investigadas; e
  • sanções por condutas que estejam em desconformidades com os padrões descritos;
  • esse documento deve ser usado pelos membros da VEKN, com foco nos organizadores de eventos.

Nota sobre o uso da palavra “Sanção”:
Essa palavra tem duas definições diferentes no Português (N.T.: assim como no original em Inglês, sendo que ambas são usadas neste documento:

(1) Uma penalidade ameaçada para quem desobedecer uma lei ou regra (ex, “O jogador recebeu uma sanção em resposta à violação do código de ética”);
(2) aprovação ou permissão oficial (ex, “este evento é oficialmente sancionado pela VEKN”).

Não existe relação direta entre este código de ética e quaisquer leis criminais ou processos. Os padrões, procedimentos e sanções dizem respeito apenas a direitos e privilégios da filiação à VEKN. Isso inclui, mas não se limita a:

  • o privilégio de participar de torneios e atividades como um membro da VEKN;
  • manutenção da classificação do jogador no sistema de classificação da VEKN; e
  • acesso a informação e infraestrutura associadas à VEKN (ou seja, a página da web da VEKN e fórun associados, mídias sociais ou serviços de mensagens administrados pelos membros da VEKN, etc.)

Todos os aspectos deste código de ética se aplicam a todos os participantes de atividades supervisionadas ou patrocinadas pela VEKN. Aplica-se igualmente, independentemente do papel de uma pessoa na estrutura de um evento, posição organizacional ou cargo na VEKN.

PADRÕES DE CONDUTA

A VEKN é dedicada a garantir a segurança dos jogadores e manter a reputação elevada dos eventos sancionados.
Juízes e o Comitê de Ética não devem hesitar em abordar violações do código de ética, independentemente do efeito nos jogos em andamento ou a interrupção de grupos de jogo locais que ocorrerem após a imposição de sanções.
Nenhuma resposta desses órgãos poderia ser mais prejudicial do que deixar de abordar adequadamente as incidências de comportamento intoleráveis de membros da VEKN
.

As ações e comportamentos de todas as pessoas associadas a atividades da VEKN devem ser:

  • legais na região que hospeda a atividade;
  • de acordo com as regras e regulamentos da VEKN; e
  • em concordância com os princípios de fair play, boa desportividade, honestidade, respeito aos direitos e bem-estar dos outros.

A seguir ,é apresentada uma lista de exemplos de ações e comportamentos que são considerados antiéticos. Isso não tem intenção de ser exaustivo. Quaisquer ações e comportamentos inconsistentes com o fair play, boa desportividade, honestidade, respeito aos direitos e bem-estar dos outros, podem ser considerados abrangidos pelo escopo deste código de ética.

  • violar intencionalmente regras ou regulamentos de jogos, principalmente após ser advertido dessa infração no(s) evento(s) atual(ais) ou anterior(res);
  • trapacear alterando um deck durante um evento;
  • deliberadamente deturpar as regras do VTES ou o estado atual de um jogo;
  • conspirar para predeterminar o vencedor de um jogo;
  • não jogar para ganhar, conforme definido nas Regras de Torneios da VEKN: Jogar Para Ganhar (n.t.: no original Play To Win), particularmente quando a intenção é determinar o vencedor de um jogo;
  • participar de um torneio com um nome falso ou enquanto está sob suspensão;
  • significativa deficiência ou incapacidade em um evento devido ao abuso de álcool ou drogas;
  • tentar interferir com os direitos ou privilégios de qualquer membro da VEKN; tal como impedindo que um jogador ativo e não suspenso entre em um evento sancionado;
  • enviar um relatório de torneio falsificado;
  • ofender com insultos, calúnias ou outro linguajar depreciativo para toda uma classe de pessoas baseados na raça, etnia, sexo, gênero, orientação sexual, deficiência, classe, religião, idade, ou outras identidades auto identificadas ou imputada a qualquer pessoa presente ou não presente, no evento;
  • difamar o caráter de um membro da VEKN, por injúria ou calúnia;
  • fazer contínuos avanços sociais em relação a um jogador, apesar de demonstrado clara falta de interesse ou rejeição inicial;
  • ameaçar lesão corporais, intimidar fisicamente ou agredir qualquer pessoa em local de torneio;
  • violar leis federais, estaduais ou locais enquanto participa de atividades que são associadas a VEKN.

PROCEDIMENTOS

CONTATO

Entre em contato com orgplay@blackchantry.com

O comitê se reunirá conforme necessário via aplicativo de voz ou vídeo ou se o caso apresentar em pessoa.

Os envios podem ser feitos eletronicamente, e os serviços de tradução serão disponibilizados onde aplicável.

CONFIDENCIALIDADE

O Comitê de Ética da VEKN respeitará as solicitações de confidencialidade com a finalidade de proteger as vítimas de abuso. A seu critério, ela pode publicar o nome de uma pessoa sobre a qual foram recebidas reclamações de assédio ou avisar a terceiro em particular sobre ela, se o comitê acreditar que isso aumentará a segurança da VEKN ou do público em geral. O comitê não identificará vítimas de assédio sem seu consentimento afirmativo.

Motivos para sanções no local

As sanções no local são reservadas para violações claras e brutas do código de ética que ocorrerem dentro de um evento e que mereçam penalidade mais severa do que a desqualificação daquele evento singular. Apenas um Juíz Principal pode emitir uma sanção no local. Sanções no local devem ser anotadas no relatório do torneio.

O jogador acusado de violar o código de ética é imediatamente desqualificado do evento atual (consulte o Guia de Juízes para processos de desqualificação) e está suspenso de participar de outros eventos sancionados pela VEKN, de acordo com as Regras de Torneio da VEKN: Elegibilidade de Torneio. A duração de uma sanção no local é de 30 dias e aplica-se somente para a nação em que foi emitido.

Motivos para sanções iniciadas independentemente

O Comitê de Ética também pode iniciar de forma independente a revisão do comportamento observado dentro e fora de um ambiente de evento. Esse processo deve ser extremamente raro, mas pode ser necessário para resolver violações éticas flagrantes que ocorrem fora do alcance dos eventos sancionados.

REVISÃO: TODAS AS SANÇÕES

Todas as sanções, independentemente da origem:

  • devem ser revisadas pelo Comitê de Ética no prazo máximo de 14 dias do recebimento;
  • são suspensas se o Comitê de Ética falhar em completar a revisão dentro de 14 dias, retornando o jogador ao status de ativo;
  • requer maioria de 3/5 dos revisores para ser mantida;
  • se não for confirmada na revisão, será suspensa e o jogador retornara ao status de ativo.

Qualquer jogador que alegadamente tenha cometido uma violação ao Código de Ética será entrevistado como parte do processo de revisão e pode fornecer sua própria lista de testemunhas para os incidentes descritos.

Nos casos em que um membro do Comitê de Ética esteja sendo analisado por suposta má conduta, o membro suplente do comitê substituirá o membro permanente do comitê até que o Comitê de Ética conclua a análise de todas as reclamações relacionadas a esse indivíduo.

Se um membro do comitê não puder cumprir sua obrigação com o comitê (por exemplo, devido a doença, emergência ou outras obrigações que exijam atenção), o suplente assumirá as responsabilidades do membro até o momento em que o membro permanente do comitê seja capaz de reassumir suas funções.

RECURSOS

Não há processo de apelação para suspensão das atividades da VEKN. A revisão e a aprovação descrita acima constitui a totalidade do processo associado a suspensões. A determinação do Comitê de Ética é final.

SANÇÕES

Sanções aplicadas pelo Comitê de Ética são aplicáveis em todo o mundo após emitidas. O Comitê de Ética estabelecerá a duração para sanções durante o processo de revisão, considerando como referência as recomendações do juíz e em conformidades com os limites descritos abaixo.

Sanções se enquadram em 3 níveis de gravidade:

  • Suspensão padrão: o jogador está proibido de participar de eventos posteriores sancionados pela VEKN enquanto estão suspensos de acordo com as Regras de Torneios da VEKN: Elegibilidade dos Torneios. A duração da suspensão pode variar dos 30 dias originais até 18 meses a partir da data do incidente. A critério do Comitê de Ética, jogadores suspensos podem ter acesso negado a todos os privilégios da VEKN (incluindo durante a suspensão).
  • Probatório: O jogador mantém todos os privilégios da VEKN enquanto esteja em estado probatório, incluindo participar de eventos sancionados pela VEKN. A duração do estado probatório não pode exceder 12 meses. Quaisquer outras violações dos códigos de ética nesse termo leva a uma suspensão obrigatória do jogador, com o prazo remanescente do estado probatório adicionada ao termo da suspensão subsequente. Um jogador pode ser colocado em Probatório apenas uma vez durante seu percurso na VEKN.
  • Banimento: O jogador está permanentemente banido de participar em eventos posteriores sancionados pela VEKN. Eles são removidos do Sistema de Classificação de Jogadores da VEKN e podem ter o acesso a fóruns e a websites associado com atividades de VEKN negado.

Os jogadores sujeitos a sanção serão notificados dos resultados ao final do processo de revisão.

Os membros suspensos da VEKN perdem todas as funções ou papéis organizacionais (por exemplo, Prince, Coordenador Nacional, Coordenador do Playtest, Membro do Comitê de Ética etc.) por um período de tempo igual ao dobro da duração da suspensão, salvo decisão em contrário por unanimidade tomada pelo Comitê de Ética.

Não há outras probações, suspensões ou proibições reconhecidas pela VEKN. Organizadores de Torneios e Juízes devem permitir que todos os jogadores registrados na VEKN participem de forma justa em eventos sancionados. O não cumprimento deste requisito deve ser reportado à VEKN e pode levar à perda do status de VEKN Prince, invalidação dos resultados e sanções do torneio, conforme descrito acima contra a Organizador do Torneio e / ou Juiz Principal.

Uma lista de jogadores em estado probatórios, suspensos e banidos esta publicada nos fóruns da VEKN em www.VEKN.net.

MEMBROS DO COMITÊ DE ÉTICA

Hugh Angseesing – atual Líder

Outros membros a confirmar

HISTÓRICO DE REVISÃO4 de julho de 2018: versão 0.1 [DAK]. A proposta inicial de código de ética introduz o Comitê de Ética, procedimentos formais de revisão e sanções.9 de agosto de 2018: versão 0.2 [DAK]. Reflete a dissolução do círculo interno V: EKN, acrescenta Comentários introdutórios do BCP, alteram os membros do Comitê de Ética, revisam as mudanças votação de sanções de 2/3 a 3/5.18 de agosto de 2018: versão 0.3 [HA]. Remova teste estranho, correção de erros de digitação.20 de agosto de 2018: versão 1.0 [DAK]. Lançamento (sem alterações)22 de agosto de 2018: versão 1.1 [DAK]. Apresenta suplente do Comitê de Ética, descreve elevação do revisor alternativo em casos de ausência ou permissão de membro do comitê de ética má conduta nas pernas.14 de julho de 2019: versão 1.2 [HA]. Remova teste estranho, correção de erros de digitação.1 de agosto de 2019: versão 1.3 [HA]. Adicionado feedback dos Coordenadores Nacionais.25 de agosto de 2019: versão 1.4 [HA]. Adicionado feedback dos Coordenadores Nacionais.9 de setembro de 2019: versão 1.5 [HA]. Pequena mudança.

LINKS

REGRAS DO TORNEIO VEKN http://www.vekn.net/tournament-rules


“Portions of the materials are the copyrights and trademarks of White Wolf Entertainment AB, and are used with permission. All rights reserved. For more information please visit white-wolf.com.”



Um comentário em “Código de Ética – VEKN

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora