Revelations: Analisando Decks Campeões.


Nome do Deck: Rage Maker 2.0
Tipo de Deck: Toolbox Block
Chave: Zayyat, The Sandstorm + Earth Meld
Autor: Moacir Júnior
Torneio:
Tumnimos
Fortaleza, Brazil
January 26th 2019
3R+F
10 players

Seguindo a sessão Revelations, trazemos hoje um deck com um valor sentimental para o jogador que o construiu e venceu o torneio. Segundo o próprio jogador esse foi seu primeiro deck de VTES quando começou no jogo anos atrás e com o tempo de jogo e aprimoramento conseguiu melhorar a lista e vencer 2 torneios. Um deck para vencer com poucos VPs e fazer muita raiva aos jogadores que têm várias de suas ações bloqueadas. Sem mais delongas, eis a decklist.

Crypt (12 cards, min=23, max=40, avg=7.83)

4x Zayyat, The Sandstorm 10 ANI FOR PRO aus qui tha 2 votes Gangrel:3
3x Danielle Diron 7 ANI PRO chi for 1 vote Gangrel:3
1x Ingrid Rossler 9 ANI FOR PRO dom prince Gangrel:2
1x Nadima 8 FOR PRO SER ani aus Gangrel:3
1x Beckett 7 ANI FOR PRO cel Gangrel:3
1x Antonino 6 FOR ani pre pro Gangrel:3
1x Chandler Hungerford 3 PRO Gangrel:2

Library (90 cards)
Master (20; 7 trifle)
1x Backways
1x Creepshow Casino
1x Direct Intervention
1x Ecoterrorists
1x Giant’s Blood
1x Heidelberg Castle, Germany
1x KRCG News Radio
1x Pentex(TM) Subversion
1x Perfectionist
1x Powerbase: Montreal
1x Rack, The
1x Smiling Jack, The Anarch
3x Vessel
2x Villein
1x Wash
1x Wider View
1x Zoo Hunting Ground

Action (7)
1x Constant Revolution
1x Force of Will
1x Gather
1x Rewilding
2x Thing
1x Tier of Souls

Ally (2)
1x Carlton Van Wyk
1x Procurer

Equipment (4)
1x Heart of Nizchetus
1x Ivory Bow
1x Palatial Estate
1x Sniper Rifle

Political Action (4)
1x Banishment
1x Disputed Territory
1x Reckless Agitation
1x Veles’ Hunt

Retainer (4)
1x Homunculus
1x Mr. Winthrop
1x Raven Spy
1x Robert Carter

Action Modifier (14)
2x Beast Meld
1x Daring the Dawn
5x Earth Control
1x Enkil Cog
3x Freak Drive
1x Horrific Countenance
1x Kiss of Ra, The

Action Modifier/Combat (3)
3x Rapid Change

Reaction (19)
3x Cats’ Guidance
4x Forced Awakening
1x Hard Case
3x On the Qui Vive
4x Sense the Savage Way
2x Sonar
2x Steadfastness

Combat (13)
8x Earth Meld
5x Form of Mist

Como já vimos no post sobre tipos de deck, é possível mesclar mais de um tipo de deck e o mais propício a isso é o chamado Toolbox, a caixa de ferramentas, com opções para quase tudo no jogo. Esse deck é essencialmente um toolbox mais voltado para o block e a paciência na mesa, um jogo para ser resolvido no late game entre o controlador desse tipo de deck e outro Matusalém. Esse deck tem um sólido módulo de set up, como outros decks desse tipo procura não criar tretas com outros jogadores precocemente, enquanto faz um gear up digno do Schwarzenegger em Comando Para Matar, sendo que ele não só usa armas e equipamentos quanto carniçais, corvos, homúnculos, castelos e itens mágicos.

Mas a chave como em qualquer deck de block é impedir ações chave dos outros Matusaléns e tentar preservar os VPs da mesa. O Número reduzido de reações chama atenção para um deck desse tipo, porém as Earth Meld que permitem não só evitar um combate desvantajoso, como desvirar seus vampiros, são o diferencial. O vampiro chave, Zayyat, The Sandstorm possui duas habilidades inatas que permitem levantar outros vampiros sem gastar pool além de fornecer o stealth necessário para a construção do setup. Ele possui um pequeno pacote de ações políticas que devem ser bastante negociadas na mesa. Nas palavras do jogador:

Finalmente o deck cresce a medida que o tempo passa, gerando pool com seus dois principais vampiros(Zayyat e Daniele) e otimizando essa estratégia com cartas chave como o Heidelberg Castle e Heart of Nizchetus.

Moacir Junior VEKN# 7301786

Predomínio

Por contar com muitas cópias de Earth Meld e Form of Mist esse deck joga com uma mão nas costas contra um deck que gastam muitos slots para combate, mas não tem como evitar o uso ou responder a cartas de combat ends. Decks de Bruise and Bleed provavelmente vão detestar ser seu predador. Decks também que se dedicam a passar ações com pouco stealth também terão sérias dificuldades. Além de ter bastante liberdade contra adversários que não tem ou tem pouco intercept. A velocidade do deck do oponente também conta, melhor ter predador e presa mais focados no middle e late game, decks muito focados em fazer VPs no early game atrapalham um pouco sua estratégia. O que nos leva às…

Adversidades

Este deck é sólido no quesito de gerar pool constantemente em poucas quantidades até o final do jogo graças as habilidades dos vampiros principais da crypt, porém como na maioria dos decks, um predador focado nas ações de bleed e grandes quantidades de stealth vai trazer dificuldades no curto prazo, mas especialmente no no caso dessa lista que não conta com nenhuma disciplina capaz de redirecionar um bleed. Um deck focado no combate que agrida seus minions constantemente e tenha respostas para suas dezenas de combat ends é o terror para decks que usam vampiros chave como este.
Finalmente segundo relato do próprio matusalém que desfilou esse deck durante anos em vários tipos de mesas diferentes, um oponente capaz de bloquear várias ações com uma quantidade razoável de intercept e o impedir de montar seu set up é a perdição para ele.


“Portions of the materials are the copyrights and trademarks of White Wolf Entertainment AB, and are used with permission. All rights reserved. For more information please visit white-wolf.com.”



4 comentários em “Revelations: Analisando Decks Campeões.

  1. Esse é meu primeiro deck e de fato tem um valor semtimental. Já passou por algumas modificações e é possível que ainda sofra pequenad alterações ao longo do tempo, mas nada que modifique sua estratégia.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hola amigo, gracias por comentar. Me alegro por el primer comentario de BLOG en español.
      La mayoría de los jugadores lo prefieren y algunas estrategias simplemente no son factibles con 60 o 70 cartas, como la estrategia de juego tardío de este deck. Lo que sucedería sería la falta de cartas de la biblioteca en algún momento del juego. Pero otros jugadores y estrategias intentan jugar con una menor cantidad de cartas de la biblioteca, especialmente los decks más enfocados. En VTES, donde casi nunca fallamos en restablecer una carta y no tenemos limitaciones en las copias de la misma carta, es interesante tener una buena cantidad de cartas iguales para garantizar que se cumpla el objetivo de colocarla en el deck. Si podemos hacer un breve comentario al respecto, sería: decks enfocados que buscan asegurar VP más rápido, menos cartas, decks de juegos tardíos y más opciones, 90 cartas.

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora