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First Blood: Decks Estendidos

Olá, cambada de amaldiçoados por Uriel!

Nesse novo post, trago uma ideia para ajudar os neófitos que adquirirem os novos decks lançados pela Black Chantry Productions: a linha First Blood. São 5 opções de decks de clãs da Camarilla para iniciantes, num formato não oficial, contendo apenas 6 Crypt cards e 49 Library cards (jogos com regras oficiais devem utilizar no mínimo 12 Crypt e entre 60 e 90 Library cards). Você pode adquiri-los aqui, estará disponível em breve.

Vamos contar com a ajuda de grandes ícones do VTES brasileiro, que se dispuseram a completar a deck list para que outros jogadores possam utilizar e melhorar esses decks, ou servir como um norte para os que desejam expandir seus decks First Blood e ter um deck completo competitivo seguindo a trilha da estratégia original dos decks (procurando utilizar estes cards do deck padrão e mais alguns cards adquiridos de outros jogadores ou de produtos da Black Chantry).

Eis a lista dos Elders que se dispuseram a contribuir com um pouco do seu vitae para ajudar os neófitos. Junto ao número de membro da VEKN, para quem não conhece dar uma olhada nos feitos dessas feras, também o nome do clã do deck para o qual fará a lista estendida.

Márcio Pinheiro VEKN#6050012 : Toreador
Mailton Silva VEKN#4790003: Malkavian
Bruno Pontes VEKN#1001905: Tremere
Renato Torres VEKN # 7302105 : Ventrue
Desso Alastor VEKN#6010151: Nosferatu

Aguardem que a primeira lista sai em breve!


“Portions of the materials are the copyrights and trademarks of White Wolf Entertainment AB, and are used with permission. All rights reserved. For more information please visit white-wolf.com.”



Special Report – 4Fun Premiado do Barão. 12/10/2019

Evento: 4fun Premiado do Barão

Cidade: Fortaleza/CE

Local: Deck da casa do Jannyson Silva no José Walter.

Descrição: Churrasco e jogos amistosos com promo cards. Organizado pelo Márcio Pinheiro em comemoração a primeira carta de VTES com referência a uma cidade brasileira: Benedito, A Lanterna.

Uma tarde/noite recheada de diversão em um ambiente amigável com muita cerveja, churrasco e cards on the table. Tivemos alguns episódios violentos como quando Lambach do Mailton Silva explodiu o Ambrosio Luiz Monçada do Vinicius Mirko quando este, ainda cheinho, tentava sua primeira ação, sendo queimado em um único combate (6 Horrid Form, Thoughts Betrayed, Telepathic Tracking e Body Arsenal). Matasuntha do Denny empilhando Nephandus do Jannyson Silva. Além de um triste episódio do mesmo Jannyson com Montano controlando a mesa inteira com Baltimore Purge, levando Sensory Deprivation do Gabrin do Lucas Raphael e depois usando Graverobing no mesmo para em seguida controlar o vampiro que deveria ter queimado para libertar o Montano da Sensory. Fail épico.
De resto apenas boas risadas e ambiente de jogo saudável graças as pessoas que compareceram e entenderam o intuito do jogo, diversão e amizade.

Tivemos várias mesas com a participação dos jogadores:
Márcio Pinheiro como organizador, patrocinador do churrasco e modelo manequim;
Jannyson Silva responsável por ceder o espaço e pela organização;
Possidônio queimador de carne e perdedor de mesas;
Neriana Rocha
Mailton Silva
Vinicius Mirko
Denny Paula
Lucas Raphael
Augusto Herbster
Everton Biel
José Felipe

Obrigado a todos que compareceram e aos que não compareceram também. Vocês fazem o jogo ser legal de ser jogado ainda. Até a próxima.

Revelations: Analisando Decks Campeões.


Nome do Deck: Procurer’s Blood
Tipo de Deck: Ally
Chave: Jibade el-Bahrawi + Procurer + Blood Doll
Autor: Márcio Pinheiro
Torneio:
Qualifier Nordeste (Northeastern Qualifier)
Fortaleza, Brazil
May 27th 2007
14 players

Olá amigos de bleed.
O deck dissecado hoje é bem diferente e de um jogador pelo qual todos temos muito apreço. Benedito, A Lanterna… digo, Márcio, O Feio… oops… Márcio Pinheiro: que acaba de agraciar os cainitas da minha cidade Fortaleza com a primeira carta de VTES com referência a uma cidade brasileira. Parabéns Barão.


Vamos a esta formosura de deck. Olhando assim por cima você não entende como esse deck pode ganhar VPs, e até mesmo um torneio. Mas são 12 Blood Dolls… vem comigo tentar entender.

Crypt (12 cards, min=27, max=37, avg=8.17)
------------------------------------------
4x Jibade el-Bahrawi 9   CEL DEM FOR PRE aus Ishtarri:4
2x Falhu Shibaba 8   CEL CHI FOR PRE ani magaji Ishtarri:3
1x Ayo Igoli 10  AUS CEL FOR PRE obf tha Ishtarri:4
1x Maxwell 9   CEL FOR POT PRE PRO Brujah:3
1x Count Germaine 8   CEL FOR POT PRE obf Brujah:4
1x Ganhuru 7   FOR PRE cel pro Ishtarri:4
1x Ubende 7   CEL PRE for obf qui magaji Ishtarri:4
1x Shasa Abu Badr 5   PRE cel for Ishtarri:4
Library (90)
Action [4]
4x Entrancement
Action Modifier [18]
6x Change of Target
8x Forced March
2x Kiss of Ra, The
2x Uncontrolled Impulse
Ally [16]
1x Gregory Winter
1x Mylan Horseed (Goblin)
2x Neighborhood Watch Commander (Hunter)
12x Procurer
Combat [27]
1x Hidden Strength
5x Indomitability
6x Resilience
2x Skin of Rock
2x Skin of Steel
1x Soak
7x Staredown
2x Superior Mettle
1x Undead Persistence
Equipment [1]
1x Rowan Ring
Master [19]
3x Archon Investigation
12x Blood Doll
1x Charisma
1x Creepshow Casino
1x Giant's Blood
1x Port Hunting Ground
Reaction [5]
5x Wake with Evening's Freshness


“Esse é um exemplo que o que importa não é o deck forte, e sim a diversão. Porém ganhar 9 de pool por turno não é para qualquer deck.”

Márcio Pinheiro VEKN# 6050012

Começamos com essa citação do Márcio por que ela sintetiza bem o espírito desse deck. Uma ideia original trouxe uma lista com um valor financeiro bem baixo em comparação a outros de decks “top” e diversão garantida para o jogador, e de quebra ganhou um torneio oficial. É um deck que mantém o Matusalém e seus vampiros o máximo de tempo em jogo. Utilizando a habilidade especial de Jibade el-Bahwari para trazer muitos Procurer para o jogo com uma quantidade razoável de stealth e a um custo reduzido e depois focando em colocar praticamente uma Blood Doll por turno para gerar (ou minerar) pool. Volte o sangue dos vampiros para o pool com Blood Doll e depois faça as ações do Procurer para devolver os sangues aos vampiros. Há algumas opções no deck como Rowan Ring, alguns outros aliados e Entrancement para dar um bleed um pouco maior (coisa rara nesse deck) ou roubar um aliado chave do oponente. Mas o foco do deck é chamar Procurer e gerar pool. Obviamente 27 cards de combate, todas defensivas (dodge, combat ends e prevent) permitem você ficar bem confortável contra decks de combate, e a máquina de gerar pool também faz o mesmo com decks que procurem tirar eu pool constantemente. Além de fazer aquele enorme bleed de 1 sem se preocupar com o block e muito menos redirecionamento. Outra ideia desse deck a longo prazo é subir muitos vampiros com o pool gerado pela dupla Procurer + Blood Doll. Gere pool, chame Procurer, Forced March, 1 de bleed.

Predomínio

Como já foi dito a grande sacada do deck é gerar muito pool e ficar em jogo. Ele é praticamente inofensivo no early game e sua presa não vai ter preocupação nenhuma com você, talvez faça 1 ou 2 VPs antes de olhar para sua multidão de vampiros e aliados com 0 bleed e 0 força. As 3 cópias de Archon Investigation fazem você lidar com aquele deck afoito de bleed pesado como predador, enquanto o pacotão defensivo no combate faz você manejar tranquilamente aquelas tentativas iradas de mandar seus vampiros para o torpor. Então esses dois tipos de deck tem uma clara desvantagem contra esse deck, além de decks sem intercept altos e fixos. Esse é um deck para garantir 0,5 VP quase sempre e buscar uns VPs nos finais das mesas. Não a toa escolhi o card Resilience para o destaque na galeria desse deck. Resiliência é a chave.

Adversidades

Esse deck possui poucos pontos fortes, mas também poucos pontos fracos. Ele é capaz de lidar com o mais variado tipos de adversários, sendo os menos desejados os decks Wall, principalmente com intercept fixos. É preciso inteligência para lidar com eles devido a pouca quantidade de stealth, as ações passam no longo prazo e usando a tática do “boi de piranha”: faça uma ação menos importante de preferência com stealth e depois use Change of Target para fazer o adversário gastar um wake e intercept da mão e desista no meio do caminho, para só então fazer a ação principal.


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First Blood: Ventrue Estendido

Descrição original do deck, traduzida:

O clã Ventrue é o “sangue azul”, o auto-proclamado governante de todos os vampiros e mortais. Eles procuram liderar por qualquer meio necessário – manipular os fracos, destruir os fortes.

Este baralho é muito versátil, com uma forte ofensividade com bleed e political actions, e uma defesa estável com cartas de combate Fortitude e reações efetivas.

First Blood: Ventrue Estendido
por Renato Torres

 Crypt: (12 cards, Min: 20, Max: 40, Avg: 7,25)
   1  Emily Carson                       for pre DOM    5  Ventrue
   1  Graham Gottesman                   obf pre tha DOM FOR7  Ventrue
   1  Joao Bile                          pre DOM FOR    5  Ventrue
   1  Lodin (Olaf Holte)                 aus pro DOM FOR PRE8  Ventrue
   4  Mary Anne Blaire                   ani pot AUS DOM FOR PRE10 Ventrue
   1  Mustafa                            cel dom FOR PRE6  Ventrue
   1  Victor Donaldson                   for pre DOM    6  Ventrue
   2  Victor Pelletier                   cel dom for PRE5  Ventrue
 Library: (90 cards)
 Master (14 cards)
   3  Blood Doll
   1  Creepshow Casino
   1  Ephor
   1  Hostile Takeover
   2  Misdirection
   1  Paragon
   1  Uptown Hunting Ground
   1  Ventrue Headquarters
   3  Villein
 Action (14 cards)
   4  Dominate Kine
   6  Govern the Unaligned
   4  Judgment: Camarilla Segregation
 Action Modifier (19 cards)
   8  Bonding
   6  Conditioning
   1  Daring the Dawn
   4  Seduction
 Political Action (16 cards)
   1  Ancilla Empowerment
   10 Kine Resources Contested
   4  Neonate Breach
   1  Praxis Seizure: Amsterdam
 Reaction (11 cards)
   4  Deflection
   3  On the Qui Vive
   2  Redirection
   2  Second Tradition: Domain
 Combat (16 cards)
   2  Hidden Strength
   2  Indomitability
   4  Majesty
   2  Rolling with the Punches
   1  Soak
   2  Unflinching Persistence
   3  Weighted Walking Stick

A forma de agir com esse deck vai depender da configuração da mesa. Caso esteja cercado por decks cegos (sem intercept) esqueça as cartas de combate, descarte e comece os bleeds e votações. Esse deck tem como sobreviver contra decks de combate mas não é uma situação buscada. Prioritariamente esse deck procurar controlar muitos vampiros e se manter discreto enquanto influencia vampiros espera uma situação mais favorável na mesa para agredir os outros jogadores. Observe o cross table e se for um deck muito forte ou com muitos votos, melhor deixar a presa agredir ele antes de tentar derrotar ambos rapidamente, assim como alvejá-lo com algumas votações se for um deck que possa bloquear suas ações quando estiverem lado a lado. Tudo isso a menos que a sua presa seja alguém sem defesa ou um deck muito agressivo de rush(como Enkidu), aí temos que tentar tirar eles o mais rápido possível.

Renato Torres VEKN # 7302105


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First Blood: Tremere Estendido

Descrição original do deck traduzida:

O clã Tremere são feiticeiros vampíricos, mestres em rituais de Feitiçaria Sanguínea. Seus poderes os tornam arrogantes e mortíferos, e eles sempre desejam mais conhecimentos ocultos. Esse baralho acerta com uma tática de “Bruise and Bleed”, tentando assustar as tentativas de bloqueio com habilidades de combate superiores. Possui um forte módulo defensivo baseado na disciplina Auspex.

First Blood: Tremere Estendido
por Bruno Pontes

Crypt (12 cards; Capacity min=5 max=10 avg=7.666667)
==================
1x Frondator                     5 dom tha AUS              Tremere antitribu:4
1x Gabrielle di Righetti         10 obf pot ANI AUS DOM THA  Tremere:5
1x Johannes Worringen            6 dom AUS THA              Tremere antitribu:5
1x Lernean                       10 for pro AUS CEL DOM THA  Tremere antitribu:4
1x Malgorzata                    9 pre AUS DOM THA VIC      Tremere antitribu:4
1x Muhsin Samir                  6 aus pot DOM THA          Tremere:4
1x Orlando Oriundus              9 obf AUS DOM THA          Tremere antitribu:4
1x Paul Cordwood                 8 obf pre AUS DOM THA      Tremere antitribu:4
1x Troius                        8 cel AUS DOM THA          Tremere:4
1x Zane                          5 aus dom THA              Tremere:5
1x Aidan Lyle                    7 dom AUS CHI THA          Tremere:5
1x Dr. John Dee                  9 chi ANI AUS DOM THA      Tremere:4

Library: 90 cards

Master (17 cards)
==================
1x Fame
5x Haven Uncovered
1x Arcane Library
1x Academic Hunting Ground
1x Powerbase: Montreal
1x Smiling Jack, The Anarch
1x University Hunting Ground
2x Vessel
3x Villein
1x Blood Doll

Action (9 cards)
==================
1x Far Mastery
8x Govern the Unaligned

Action Modifier (11 cards)
==================
6x Mirror Walk
5x Bonding

Combat (20 cards)
==================
10x Apportation
8x Theft of Vitae
2x Walk of Flame

Equipment (8 cards)
==================
3x .44 Magnum
2x IR Goggles
1x Ivory Bow
1x Kevlar Vest
1x Bowl of Convergence

Reaction (25 cards)
==================
2x Enhanced Senses
4x Forced Awakening
4x On the Qui Vive
4x Precognition
4x Spirit's Touch
7x Telepathic Misdirection

“O deck é wall, o forte é bloquear e tentar derrubar os adversários. Como os vampiros originais não são tão bons, coloquei alguns Tremere Antitribu e o jogador tenta achar o que tem de melhor na crypt. Uma carta boa é Smilling Jack, por que provoca o bloqueio. É bem efetivo em torneios porém em ambientes com muito combate nem tanto.”

Bruno Pontes VEKN# 1001905


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First Blood: Nosferatu Estendido

Descrição original do deck traduzida:

O clã Nosferatu são horrores, grotescamente deformados pelo Abraço. Eles se escondem nas sombras e na escuridão subterrânea, comandando animais como espiões e aliados na batalha.

Este deck é versátil – possui stealth para realizar ações-chave com precisão, um forte módulo de reação e um brutal pacote de combate de Animalismo.

First Blood: Nosferatu Estendido

por Desso Alastor

Crypt: (12 cards, Min: 18, Max: 33, Avg: 6,16)
----------------------------------------------
  2  Beetleman                          obf ANI        4  Nosferatu
  2  Jeremy 'Wix' Wyzchovsky            ani obf pot    5  Nosferatu
  2  Petra                              aus ANI OBF    5  Nosferatu
  1  Harold Tanner                      ani dom obf POT6  Nosferatu
  1  Gustaphe Brunnelle                 obf ANI DOM POT8  Nosferatu
  2  Benjamin Rose                      ani pot AUS OBF7  Nosferatu
  2  Baron Dieudonne                    ANI OBF POT PRO9  Nosferatu

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
  2  Animalism
  2  Blood Doll
  1  Labyrinth, The
  1  Powerbase: Montreal
  1  Slum Hunting Ground
  2  Obfuscate
  2  Archon Investigation
  2  Warsaw Station
  1  Giant's Blood
  2  Vessel

Action (9 cards)
  1  Army of Rats
  3  Computer Hacking
  3  Deep Song
  2  Judgment: Camarilla Segregation

Action Modifier (18 cards)
  3  Cloak the Gathering
  3  Lost in Crowds
  3  Faceless Night
  7  Animal Magnetism
  2  Aura of Invincibility

Political Action (15 cards)
  2  Nosferatu Justicar
  1  Praxis Seizure: Amsterdam
  7  Kine Resources Contested
  2  Consanguineous Boon
  2  Parity Shift
  1  Praxis Seizure: Boston

Reaction (10 cards)
  2  Cats' Guidance
  2  Forced Awakening
  2  Guard Dogs
  2  Instinctive Reaction
  2  On the Qui Vive

Combat (17 cards)
  5  Aid from Bats
  5  Carrion Crows
  5  Flesh Bond
  2  Taste of Vitae

Ally (1 cards)
  1  Carlton Van Wyk

Retainer (1 cards)
  1  J. S. Simmons, Esq.

Combo (3 cards)
  3  Swallowed by the Night

“Nosferatu sobrevivente: baseado na lista inicial, adicionei uma consistência política para o deck e um “up” no bleed natural. Tem um pouco de combate, para ser usado na hora de enfrentar um adversário fácil, principalmente se estiver com o Taste of Vitae e Carrion Crows em mãos. O deck tem um pouco de defesa; a ideia é ficar na mesa, tentar criar acordos através da manipulação política. Acredito que é um deck para lutar pelo GW, não foi moldado para levar todos os VPs da mesa. Vamos deixar o cross morrer, sobreviver até ficar com 3 players e montar o set up para a hora da decisão pelo GW.”

Desso Alastor VEKN#6015101


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Revelations: Analisando Decks Campeões.


Nome do Deck: Rage Maker 2.0
Tipo de Deck: Toolbox Block
Chave: Zayyat, The Sandstorm + Earth Meld
Autor: Moacir Júnior
Torneio:
Tumnimos
Fortaleza, Brazil
January 26th 2019
3R+F
10 players

Seguindo a sessão Revelations, trazemos hoje um deck com um valor sentimental para o jogador que o construiu e venceu o torneio. Segundo o próprio jogador esse foi seu primeiro deck de VTES quando começou no jogo anos atrás e com o tempo de jogo e aprimoramento conseguiu melhorar a lista e vencer 2 torneios. Um deck para vencer com poucos VPs e fazer muita raiva aos jogadores que têm várias de suas ações bloqueadas. Sem mais delongas, eis a decklist.

Crypt (12 cards, min=23, max=40, avg=7.83)

4x Zayyat, The Sandstorm 10 ANI FOR PRO aus qui tha 2 votes Gangrel:3
3x Danielle Diron 7 ANI PRO chi for 1 vote Gangrel:3
1x Ingrid Rossler 9 ANI FOR PRO dom prince Gangrel:2
1x Nadima 8 FOR PRO SER ani aus Gangrel:3
1x Beckett 7 ANI FOR PRO cel Gangrel:3
1x Antonino 6 FOR ani pre pro Gangrel:3
1x Chandler Hungerford 3 PRO Gangrel:2

Library (90 cards)
Master (20; 7 trifle)
1x Backways
1x Creepshow Casino
1x Direct Intervention
1x Ecoterrorists
1x Giant’s Blood
1x Heidelberg Castle, Germany
1x KRCG News Radio
1x Pentex(TM) Subversion
1x Perfectionist
1x Powerbase: Montreal
1x Rack, The
1x Smiling Jack, The Anarch
3x Vessel
2x Villein
1x Wash
1x Wider View
1x Zoo Hunting Ground

Action (7)
1x Constant Revolution
1x Force of Will
1x Gather
1x Rewilding
2x Thing
1x Tier of Souls

Ally (2)
1x Carlton Van Wyk
1x Procurer

Equipment (4)
1x Heart of Nizchetus
1x Ivory Bow
1x Palatial Estate
1x Sniper Rifle

Political Action (4)
1x Banishment
1x Disputed Territory
1x Reckless Agitation
1x Veles’ Hunt

Retainer (4)
1x Homunculus
1x Mr. Winthrop
1x Raven Spy
1x Robert Carter

Action Modifier (14)
2x Beast Meld
1x Daring the Dawn
5x Earth Control
1x Enkil Cog
3x Freak Drive
1x Horrific Countenance
1x Kiss of Ra, The

Action Modifier/Combat (3)
3x Rapid Change

Reaction (19)
3x Cats’ Guidance
4x Forced Awakening
1x Hard Case
3x On the Qui Vive
4x Sense the Savage Way
2x Sonar
2x Steadfastness

Combat (13)
8x Earth Meld
5x Form of Mist

Como já vimos no post sobre tipos de deck, é possível mesclar mais de um tipo de deck e o mais propício a isso é o chamado Toolbox, a caixa de ferramentas, com opções para quase tudo no jogo. Esse deck é essencialmente um toolbox mais voltado para o block e a paciência na mesa, um jogo para ser resolvido no late game entre o controlador desse tipo de deck e outro Matusalém. Esse deck tem um sólido módulo de set up, como outros decks desse tipo procura não criar tretas com outros jogadores precocemente, enquanto faz um gear up digno do Schwarzenegger em Comando Para Matar, sendo que ele não só usa armas e equipamentos quanto carniçais, corvos, homúnculos, castelos e itens mágicos.

Mas a chave como em qualquer deck de block é impedir ações chave dos outros Matusaléns e tentar preservar os VPs da mesa. O Número reduzido de reações chama atenção para um deck desse tipo, porém as Earth Meld que permitem não só evitar um combate desvantajoso, como desvirar seus vampiros, são o diferencial. O vampiro chave, Zayyat, The Sandstorm possui duas habilidades inatas que permitem levantar outros vampiros sem gastar pool além de fornecer o stealth necessário para a construção do setup. Ele possui um pequeno pacote de ações políticas que devem ser bastante negociadas na mesa. Nas palavras do jogador:

Finalmente o deck cresce a medida que o tempo passa, gerando pool com seus dois principais vampiros(Zayyat e Daniele) e otimizando essa estratégia com cartas chave como o Heidelberg Castle e Heart of Nizchetus.

Moacir Junior VEKN# 7301786

Predomínio

Por contar com muitas cópias de Earth Meld e Form of Mist esse deck joga com uma mão nas costas contra um deck que gastam muitos slots para combate, mas não tem como evitar o uso ou responder a cartas de combat ends. Decks de Bruise and Bleed provavelmente vão detestar ser seu predador. Decks também que se dedicam a passar ações com pouco stealth também terão sérias dificuldades. Além de ter bastante liberdade contra adversários que não tem ou tem pouco intercept. A velocidade do deck do oponente também conta, melhor ter predador e presa mais focados no middle e late game, decks muito focados em fazer VPs no early game atrapalham um pouco sua estratégia. O que nos leva às…

Adversidades

Este deck é sólido no quesito de gerar pool constantemente em poucas quantidades até o final do jogo graças as habilidades dos vampiros principais da crypt, porém como na maioria dos decks, um predador focado nas ações de bleed e grandes quantidades de stealth vai trazer dificuldades no curto prazo, mas especialmente no no caso dessa lista que não conta com nenhuma disciplina capaz de redirecionar um bleed. Um deck focado no combate que agrida seus minions constantemente e tenha respostas para suas dezenas de combat ends é o terror para decks que usam vampiros chave como este.
Finalmente segundo relato do próprio matusalém que desfilou esse deck durante anos em vários tipos de mesas diferentes, um oponente capaz de bloquear várias ações com uma quantidade razoável de intercept e o impedir de montar seu set up é a perdição para ele.


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First Blood: Malkavian Estendido

Descrição original do deck traduzida:
O clã Malkavian são videntes e lunáticos – oráculos misteriosos da sociedade dos vampiros. Embora atormentados por aflições da mente, eles são dotados de insights sobrenaturais.

Este baralho é muito agressivo, com foco em bleed fortes sob a cobertura de stealth, com apenas um toque de capacidade defensiva.

First Blood: Malkavian Estendido
por Mailton Silva

Crypt (12 cards; Capacity min=3 max=9 avg=6.2)
 2x Gem Ghastly                   6 aus DEM OBF              Malkavian:5
 1x Jackie                        3 DEM                      Malkavian antitribu:4
 2x Morel                         6 AUS DEM OBF              Malkavian:4
 1x Arthur Denholm                5 obf AUS DEM              Malkavian:5
 1x Osric Vladislav               7 cel AUS DEM OBF          Malkavian:5
 1x Persephone Tar-Anis           8 cel pot AUS DEM OBF      Malkavian antitribu:4
 1x Santaleous                    9 AUS CEL DEM OBF          Malkavian:5
 1x Bela                          3 ani obf pro DEM          Malkavian:5
 1x Apolonia Czarnecki            7 pre AUS DEM OBF          Malkavian:5
 1x Bloody Mary                   8 pre AUS DEM OBF          Malkavian:5
 
Library: 90 cards
 
Master (12 cards)
 2x Game of Malkav
 1x Pentex(TM) Subversion
 1x Asylum Hunting Ground
 1x Barrens, The
 2x Sudden Reversal
 3x Blood Doll
 2x Dreams of the Sphinx
 
Action (20 cards)
 18x Kindred Spirits
 2x Restructure
 
Action Modifier (37 cards)
 4x Elder Impersonation
 8x Eyes of Chaos
 4x Faceless Night
 5x Lost in Crowds
 5x Spying Mission
 2x Veil the Legions
 3x Cloak the Gathering
 6x Confusion
 
Action Modifier/Combat (5 cards)
 1x Hide the Mind
 2x Swallowed by the Night
 2x Deny
 
Action Modifier/Reaction (2 cards)
 2x Touch of Clarity
 
Combat (4 cards)
 3x No Trace
 1x Coma
 
Reaction (10 cards)
 4x On the Qui Vive
 5x Telepathic Misdirection
 1x Delaying Tactics

    “Deixei o mais objetivo possível, o deck vai fazer o que faz de melhor, nem precisaria ter 90 cartas, colocando mais coisas pode fugir da temática do deck. Para os jogadores iniciantes esse deck é bastante forte, arriscaria até jogar um campeonato com ele.”

Mailton Silva – VEKN#6050012


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First Blood: Toreador Estendido

Descrição original do deck traduzida:

Clã Toreador são artistas e divas, obcecados por beleza e paixão. Eles são a elite social entre os mortos-vivos, fascinantes e impressionantes de se ver.

Este baralho usa uma tática de “lock and bleed” para abrir caminho pelas defesas inimigas. Prejudica tanto com os bleed quanto as political actions e possui um leve módulo defensivo.

First Blood: Toreador Estendido

por Márcio Pinheiro

Crypt: (12 cards)
 1 Epikasta Rigatos
 1 Gwendolyn Fleming
 3 Kateline Nadasdy (+2)
 1 Thomas De Lutrius
 1 Tyler McGill
 1 Vasily
 3 Eugene
 1 Philippe de Marseilles
 Library: (90 cards)
 
 Master: (13 cards)
 3 Aching Beauty
 1 Art Museum
 1 Blood Doll (-2)
 1 Society Hunting Ground
 1 Elysium: The Palace of Versailles
 1 Creepshow Casino
 3 Vessel
 2 Villein
 
 Action cards: (23 cards)
 6 Enchant Kindred
 2 Legal Manipulations
 2 Entrancement
 2 Consanguineous Boon
 11 Kine Resources Contested (+7)
 
 Action Modifier: (22 cards) 
 4 Aire of Elation
 2 Bewitching Oration
 4 Change of Target
 2 Crocodile’s Tongue
 2 Scorn of Adonis
 4 Awe
 2 Zephyr
 2 Alacrity
 Combo (Combat/Action Modifier): (4 cards)
 4 Resist Earth's Grasp
 Equipment cards: (4 cads)
 4 .44 Magnum
 Combat cards: (10 cards)
 6 Majesty (+2)
 4 Concealed Weapon
 Reaction cards: (14 cards)
 3 On the Qui Vive (-2)
 5 Telepathic Misdirection (+1)
 6 Eyes of Argus

“Partindo do deck focado em bleed e votação, resolvi colocar um pouco de combate, por ser divertido e de fácil aprendizado. Porém o foco do deck inicial permaneceu o mesmo, com o incremento de algumas cartinhas para passar o referendo das political actions, bem como as votações em si.”

Márcio Pinheiro VEKN#6050012


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Revelations: Analisando Decks Campeões.

Nome do Deck: Resistência Anarch
Tipo de Deck: Weenie Animalism Rush
Chave: Nana Buruku + Anarch Revolt
Autor: Mailton Silva
Torneio:
Brazilian NC 2019
Fortaleza, Brazil
April 20th 2019
3R+F
21 players

Olá, amaldiçoados descendentes de Caim! Essa nova seção se dedica a analisar detalhadamente as minúcias de decks campeões recentemente, inicialmente no âmbito da minha cidade. E para começar um deck de um arquétipo campeão, que já havia sido campeão em 2015 com o mesmo piloto e esse ano ganhou o campeonato nacional realizado em Fortaleza-CE, repaginado na era pós banimento de Anthelios, the Red Star, por um dos jogadores mais bem posicionados, e que já ocupou o topo do ranking da VEKN, Mailton Silva.

Vamos começar com a deck list e logo após uma análise rápida do arquétipo do deck. Sendo que o blog VTES ONE já traz uma descrição detalhada da maioria dos arquétipos, eis aqui o link para o de Weenie Animalism. (em inglês, mas vocês já sabem, google chrome, tradutor ; ).

Crypt (12 cards, min=4, max=29, avg=4.08)
4x Anarch Convert 1 -none- Caitiff:ANY
3x Nana Buruku 8 ANI POT PRE Guruhi:4
1x Céleste Lamontagne 5 ANI PRO for Gangrel antitribu:4
1x Petra 5 ANI OBF aus Nosferatu:4
1x Beetleman 4 ANI obf Nosferatu:4
1x Bobby Lemon 4 ANI pro Gangrel:3
1x Stick 3 ANI Nosferatu antitribu:4

Library (90 cards)
Master (26; 4 trifle)
1x Anarch Free Press, The
10x Anarch Revolt
1x Archon Investigation
1x Dreams of the Sphinx
1x Fame
1x Giant’s Blood
2x Haven Uncovered
1x Libertas
1x Parthenon, The
1x Poacher’s Hunting Ground
1x Sudden Reversal
1x Tension in the Ranks
2x Villein
2x Wider View
Action (10)
8x Deep Song
2x Taunt the Caged Beast
Reaction (9)
5x Cats’ Guidance
2x On the Qui Vive
2x Wake with Evening’s Freshness
Combat (44)
14x Aid from Bats
2x Canine Horde
9x Carrion Crows
2x Groundfighting
3x Hell-for-Leather
5x Target Vitals
5x Taste of Vitae
4x Terror Frenzy
Event (1)
1x Narrow Minds

Esse tipo de deck consiste em usar vampiros de capacidade pequena ou média, todos com a disciplina Animalism, de preferência Superior e entrar em combate através de cartas como Deep Song e Taunt The Caged Beast ou bloqueando ações, ou então mantendo a pressão com vários minions fazendo ações de bleed todo turno. A chave aqui é usar muitas cópias de Aid From Bats e Carrion Crows para o combate e algumas outras cartas de combate de suporte como Terror Frenzy e Taste of Vitae. Até aí nada de novo, porém essa lista marotamente utiliza da seita Anarch para tirar grandes quantidades de pool de Matusalém que não controle um vampiro Anarch ready, com Anarch Revolt. E como fazemos com que não haja um vampiro anarch? Entrando em combate com eles e os mandando para o torpor. Essa variante com Nana Buruku acrescenta um vampiro de capacidade mais alta mas ganha uma grande vantagem que é a Master Phase action adicional que ela provém, para seguir colocando Anarch Revolt em jogo praticamente todo turno.
Com a adição dos anarquistas no deck também é possível utilizar outros cards como Groundfighting e Hell-for-Leather e a excelente Libertas, que faz seu vampiro passar entre hordas de Nephandus e Emerald Leggionaires e atacar diretamente o vampiro chave do seu oponente.

Nas próprias palavras de Mailton Silva:
“A estratégia do deck é desequilibrar a mesa com as anarch revolt, fazendo com que os jogadores discutam entre si, aproveitando a situação e enfraquecer o mais rápido a presa e atacando os decks que não são de combate.”

Portanto é um deck sólido e simples. Que se propõe a fazer algo e se concentra nisso sem muitos recursos adjacentes que tiram o foco do deck.

Predomínio

Este tipo de deck tem uma ampla vantagem contra decks que concentram seus esforços em um único ou poucos vampiros e não possuem recursos no combate. Então o jogador precisa ser cuidadoso na hora de escolher com quem lutar por VPs, tirar rapidamente uma presa contra a qual você tem predominância e “encostar” em outro jogador que tem respostas contra seu deck costuma não ser uma boa ideia com nenhum deck, mas especialmente com esse pois lembre-se que suas Anarch Revolt podem se voltar contra você. Apesar do deck possuir um bom combo de combate (carrion crows + aid from bats), o propósito dele não é gastar recursos e perder minions precocemente contra decks de combate, apesar desse tipo de deck, Weenie Animalism ter sempre uma resposta a altura para decks de combate baseados em equipamento, por conta do trio Terror Frenzy, Drawing Out The Beast (não utilizado aqui) e Canine Horde. Tentar convencer os outros jogadores de que permanecer com Anarch Revolt em jogo não é um problema para eles traz uma vantagem sempre. Uma mesa com poucos vampiros com títulos (votos) também, visto que para tirar uma Anarch Revolt de jogo é necessário chamar um referendo.

Adversidades

Como já foi dito, ambientes concentrados em combate conseguem dar bastante trabalho na missão desse deck. Obviamente um predador que consegue manter uma pressão constante de bleed acompanhado de stealth é a perdição para a maioria dos decks, especialmente neste caso que não existe redirecionador de bleed e poucos intercepts. A solução para ele é aquele velho rush para trás, porém a dificuldade aumenta quando há possibilidades de evitar combate como Obedience/Mental Maze e claro Combat Ends (além de uma boa Secure Haven). Basicamente esse deck não tem pontos fracos MUITO relevantes, além da pouca habilidade e experiência do jogador em saber lidar com seus cross table e tomar a decisão errada na hora de usar uma ação de entrar em combate, é necessário saber o momento e o alvo certo. Logicamente que Nana Buruku e Parthenon são recursos valiosos para acelerar as masters no no deck e não deixa-los em jogo é uma adversidade crucial. Ter muitos acordos para resgate de torpor e referendos para queimar Anarch Revolt sempre vai ser um problema fatal para esse deck.


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Código de Ética – VEKN

Tradução livre não-oficial por Possidônio Cunha

Sejam excelentes uns com os outros

– Bill S. Preston, Esq.

CÓDIGO DE ÉTICA DA VAMPIRE: ELDER KINDRED NETWORK

Verão 1.5

A partir de 9 de setembro de 2019

INTRODUÇÃO E TERMOS

A Vampire Elder Kindred Network (VEKN) é a Organização Oficial de Jogadores
para o card game Vampire: The Eternal Struggle (VTES).

A VEKN é dedicada a continuidade saudável do VTES. Ela incentiva o crescimento de popularidade, tanto abraçando novos jogadores quanto apoiando fãs existentes.
A VEKN sanciona e regula os torneios oficiais de VTES. Também mantém e publica classificação de jogadores em torneios e rankings.

Os Princes da VEKN são voluntários que promovem o VTES a nível local, coordenando torneios e demonstrações.

Coordenadores Nacionais da VEKN têm papel similar ao dos Princes, com uma área geográfica mais ampla e responsabilidade de aprovar a sanção de torneios em sua região.

Black Chantry Productions (BCP) é a editora do VTES. A BCP foi estabelecida e pertence a 5 proeminentes jogadores de VTES. Em Agosto de 2018, a BCP aceitou uma proposta para internalizar as funções de governança e administração da VEKN, resultando na dissolução do grupo de liderança VEKN Inner Circle. A missão da BCP inclui:

  • revisar cards existentes para harmonizar terminologia e modelos;
  • desenvolver novos cards aceitos para uso em jogos de torneios sancionados;
  • publicar todos os cards oficiais de VTES, atuais e futuros (com impressão contratada);
  • manter card rullings, card errata, regras de torneios e diretrizes de juízes.
  • manter o sistema oficial de classificação de jogadores; e
  • fornecer fóruns oficiais centralizados para comunicação com a base de jogadores; e
  • comunicar-se com jogadores através de recursos de mídias sociais selecionadas.

O Comitê de Ética da VEKN existe para ponderar alegações de condutas antiéticas ( como definido neste código) envolvendo membros da VEKN. O comitê é liderado pela Coordenador de Jogos Organizados da BCP.

A BCP designará três (3) membros da VEKN para fazer parte do Comitê de Ética e um quarto (4º) membro da VEKN para atuar como suplente para um membro efetivo, conforme seja necessário. Os termos de serviços desses membros não têm duração especificada e eles podem deixar o cargo a qualquer momento.

Ao Coordenador Nacional responsável pela região de um membro da VEKN que supostamente violou este código, será concedido igual participação e direito de voto no comitê pela duração da investigação relacionada ao incidente, trazendo o total de indivíduos que revisam as supostas alegações de violação para cinco (5).

Serão escolhidos membros suplentes do comitê, por exemplo, em caso de conflito de interesse.

Finalidade e escopo

A finalidade deste código de ética é descrever:

  • conduta padrão para todas as pessoas associadas com as atividades e processos supervisionados pela VEKN;
  • procedimentos pelos quais supostas violações devem ser investigadas; e
  • sanções por condutas que estejam em desconformidades com os padrões descritos;
  • esse documento deve ser usado pelos membros da VEKN, com foco nos organizadores de eventos.

Nota sobre o uso da palavra “Sanção”:
Essa palavra tem duas definições diferentes no Português (N.T.: assim como no original em Inglês, sendo que ambas são usadas neste documento:

(1) Uma penalidade ameaçada para quem desobedecer uma lei ou regra (ex, “O jogador recebeu uma sanção em resposta à violação do código de ética”);
(2) aprovação ou permissão oficial (ex, “este evento é oficialmente sancionado pela VEKN”).

Não existe relação direta entre este código de ética e quaisquer leis criminais ou processos. Os padrões, procedimentos e sanções dizem respeito apenas a direitos e privilégios da filiação à VEKN. Isso inclui, mas não se limita a:

  • o privilégio de participar de torneios e atividades como um membro da VEKN;
  • manutenção da classificação do jogador no sistema de classificação da VEKN; e
  • acesso a informação e infraestrutura associadas à VEKN (ou seja, a página da web da VEKN e fórun associados, mídias sociais ou serviços de mensagens administrados pelos membros da VEKN, etc.)

Todos os aspectos deste código de ética se aplicam a todos os participantes de atividades supervisionadas ou patrocinadas pela VEKN. Aplica-se igualmente, independentemente do papel de uma pessoa na estrutura de um evento, posição organizacional ou cargo na VEKN.

PADRÕES DE CONDUTA

A VEKN é dedicada a garantir a segurança dos jogadores e manter a reputação elevada dos eventos sancionados.
Juízes e o Comitê de Ética não devem hesitar em abordar violações do código de ética, independentemente do efeito nos jogos em andamento ou a interrupção de grupos de jogo locais que ocorrerem após a imposição de sanções.
Nenhuma resposta desses órgãos poderia ser mais prejudicial do que deixar de abordar adequadamente as incidências de comportamento intoleráveis de membros da VEKN
.

As ações e comportamentos de todas as pessoas associadas a atividades da VEKN devem ser:

  • legais na região que hospeda a atividade;
  • de acordo com as regras e regulamentos da VEKN; e
  • em concordância com os princípios de fair play, boa desportividade, honestidade, respeito aos direitos e bem-estar dos outros.

A seguir ,é apresentada uma lista de exemplos de ações e comportamentos que são considerados antiéticos. Isso não tem intenção de ser exaustivo. Quaisquer ações e comportamentos inconsistentes com o fair play, boa desportividade, honestidade, respeito aos direitos e bem-estar dos outros, podem ser considerados abrangidos pelo escopo deste código de ética.

  • violar intencionalmente regras ou regulamentos de jogos, principalmente após ser advertido dessa infração no(s) evento(s) atual(ais) ou anterior(res);
  • trapacear alterando um deck durante um evento;
  • deliberadamente deturpar as regras do VTES ou o estado atual de um jogo;
  • conspirar para predeterminar o vencedor de um jogo;
  • não jogar para ganhar, conforme definido nas Regras de Torneios da VEKN: Jogar Para Ganhar (n.t.: no original Play To Win), particularmente quando a intenção é determinar o vencedor de um jogo;
  • participar de um torneio com um nome falso ou enquanto está sob suspensão;
  • significativa deficiência ou incapacidade em um evento devido ao abuso de álcool ou drogas;
  • tentar interferir com os direitos ou privilégios de qualquer membro da VEKN; tal como impedindo que um jogador ativo e não suspenso entre em um evento sancionado;
  • enviar um relatório de torneio falsificado;
  • ofender com insultos, calúnias ou outro linguajar depreciativo para toda uma classe de pessoas baseados na raça, etnia, sexo, gênero, orientação sexual, deficiência, classe, religião, idade, ou outras identidades auto identificadas ou imputada a qualquer pessoa presente ou não presente, no evento;
  • difamar o caráter de um membro da VEKN, por injúria ou calúnia;
  • fazer contínuos avanços sociais em relação a um jogador, apesar de demonstrado clara falta de interesse ou rejeição inicial;
  • ameaçar lesão corporais, intimidar fisicamente ou agredir qualquer pessoa em local de torneio;
  • violar leis federais, estaduais ou locais enquanto participa de atividades que são associadas a VEKN.

PROCEDIMENTOS

CONTATO

Entre em contato com orgplay@blackchantry.com

O comitê se reunirá conforme necessário via aplicativo de voz ou vídeo ou se o caso apresentar em pessoa.

Os envios podem ser feitos eletronicamente, e os serviços de tradução serão disponibilizados onde aplicável.

CONFIDENCIALIDADE

O Comitê de Ética da VEKN respeitará as solicitações de confidencialidade com a finalidade de proteger as vítimas de abuso. A seu critério, ela pode publicar o nome de uma pessoa sobre a qual foram recebidas reclamações de assédio ou avisar a terceiro em particular sobre ela, se o comitê acreditar que isso aumentará a segurança da VEKN ou do público em geral. O comitê não identificará vítimas de assédio sem seu consentimento afirmativo.

Motivos para sanções no local

As sanções no local são reservadas para violações claras e brutas do código de ética que ocorrerem dentro de um evento e que mereçam penalidade mais severa do que a desqualificação daquele evento singular. Apenas um Juíz Principal pode emitir uma sanção no local. Sanções no local devem ser anotadas no relatório do torneio.

O jogador acusado de violar o código de ética é imediatamente desqualificado do evento atual (consulte o Guia de Juízes para processos de desqualificação) e está suspenso de participar de outros eventos sancionados pela VEKN, de acordo com as Regras de Torneio da VEKN: Elegibilidade de Torneio. A duração de uma sanção no local é de 30 dias e aplica-se somente para a nação em que foi emitido.

Motivos para sanções iniciadas independentemente

O Comitê de Ética também pode iniciar de forma independente a revisão do comportamento observado dentro e fora de um ambiente de evento. Esse processo deve ser extremamente raro, mas pode ser necessário para resolver violações éticas flagrantes que ocorrem fora do alcance dos eventos sancionados.

REVISÃO: TODAS AS SANÇÕES

Todas as sanções, independentemente da origem:

  • devem ser revisadas pelo Comitê de Ética no prazo máximo de 14 dias do recebimento;
  • são suspensas se o Comitê de Ética falhar em completar a revisão dentro de 14 dias, retornando o jogador ao status de ativo;
  • requer maioria de 3/5 dos revisores para ser mantida;
  • se não for confirmada na revisão, será suspensa e o jogador retornara ao status de ativo.

Qualquer jogador que alegadamente tenha cometido uma violação ao Código de Ética será entrevistado como parte do processo de revisão e pode fornecer sua própria lista de testemunhas para os incidentes descritos.

Nos casos em que um membro do Comitê de Ética esteja sendo analisado por suposta má conduta, o membro suplente do comitê substituirá o membro permanente do comitê até que o Comitê de Ética conclua a análise de todas as reclamações relacionadas a esse indivíduo.

Se um membro do comitê não puder cumprir sua obrigação com o comitê (por exemplo, devido a doença, emergência ou outras obrigações que exijam atenção), o suplente assumirá as responsabilidades do membro até o momento em que o membro permanente do comitê seja capaz de reassumir suas funções.

RECURSOS

Não há processo de apelação para suspensão das atividades da VEKN. A revisão e a aprovação descrita acima constitui a totalidade do processo associado a suspensões. A determinação do Comitê de Ética é final.

SANÇÕES

Sanções aplicadas pelo Comitê de Ética são aplicáveis em todo o mundo após emitidas. O Comitê de Ética estabelecerá a duração para sanções durante o processo de revisão, considerando como referência as recomendações do juíz e em conformidades com os limites descritos abaixo.

Sanções se enquadram em 3 níveis de gravidade:

  • Suspensão padrão: o jogador está proibido de participar de eventos posteriores sancionados pela VEKN enquanto estão suspensos de acordo com as Regras de Torneios da VEKN: Elegibilidade dos Torneios. A duração da suspensão pode variar dos 30 dias originais até 18 meses a partir da data do incidente. A critério do Comitê de Ética, jogadores suspensos podem ter acesso negado a todos os privilégios da VEKN (incluindo durante a suspensão).
  • Probatório: O jogador mantém todos os privilégios da VEKN enquanto esteja em estado probatório, incluindo participar de eventos sancionados pela VEKN. A duração do estado probatório não pode exceder 12 meses. Quaisquer outras violações dos códigos de ética nesse termo leva a uma suspensão obrigatória do jogador, com o prazo remanescente do estado probatório adicionada ao termo da suspensão subsequente. Um jogador pode ser colocado em Probatório apenas uma vez durante seu percurso na VEKN.
  • Banimento: O jogador está permanentemente banido de participar em eventos posteriores sancionados pela VEKN. Eles são removidos do Sistema de Classificação de Jogadores da VEKN e podem ter o acesso a fóruns e a websites associado com atividades de VEKN negado.

Os jogadores sujeitos a sanção serão notificados dos resultados ao final do processo de revisão.

Os membros suspensos da VEKN perdem todas as funções ou papéis organizacionais (por exemplo, Prince, Coordenador Nacional, Coordenador do Playtest, Membro do Comitê de Ética etc.) por um período de tempo igual ao dobro da duração da suspensão, salvo decisão em contrário por unanimidade tomada pelo Comitê de Ética.

Não há outras probações, suspensões ou proibições reconhecidas pela VEKN. Organizadores de Torneios e Juízes devem permitir que todos os jogadores registrados na VEKN participem de forma justa em eventos sancionados. O não cumprimento deste requisito deve ser reportado à VEKN e pode levar à perda do status de VEKN Prince, invalidação dos resultados e sanções do torneio, conforme descrito acima contra a Organizador do Torneio e / ou Juiz Principal.

Uma lista de jogadores em estado probatórios, suspensos e banidos esta publicada nos fóruns da VEKN em www.VEKN.net.

MEMBROS DO COMITÊ DE ÉTICA

Hugh Angseesing – atual Líder

Outros membros a confirmar

HISTÓRICO DE REVISÃO4 de julho de 2018: versão 0.1 [DAK]. A proposta inicial de código de ética introduz o Comitê de Ética, procedimentos formais de revisão e sanções.9 de agosto de 2018: versão 0.2 [DAK]. Reflete a dissolução do círculo interno V: EKN, acrescenta Comentários introdutórios do BCP, alteram os membros do Comitê de Ética, revisam as mudanças votação de sanções de 2/3 a 3/5.18 de agosto de 2018: versão 0.3 [HA]. Remova teste estranho, correção de erros de digitação.20 de agosto de 2018: versão 1.0 [DAK]. Lançamento (sem alterações)22 de agosto de 2018: versão 1.1 [DAK]. Apresenta suplente do Comitê de Ética, descreve elevação do revisor alternativo em casos de ausência ou permissão de membro do comitê de ética má conduta nas pernas.14 de julho de 2019: versão 1.2 [HA]. Remova teste estranho, correção de erros de digitação.1 de agosto de 2019: versão 1.3 [HA]. Adicionado feedback dos Coordenadores Nacionais.25 de agosto de 2019: versão 1.4 [HA]. Adicionado feedback dos Coordenadores Nacionais.9 de setembro de 2019: versão 1.5 [HA]. Pequena mudança.

LINKS

REGRAS DO TORNEIO VEKN http://www.vekn.net/tournament-rules


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Special Report – Torneio Alpha Glint 14-09-2019

Event Name: Alpha Glint
Event Date (DD-MON-YY): 14/09/2019
Organizer: Maria Vitória
City: Fortaleza
Format (Constructed/Limited): Constructed
Level (Normal/Qualifier/Championship/Nationals) Standard Constructed
Number of Players: 13
Number of Rounds (including final): 3

Nos próximos pretendo trazer relatos mais detalhados mas por agora fiquem com esses diagramas das mesas jogadas no torneio. Eles trazem a ordem da mesa, nome do jogadores, nomes e tipo dos decks (na medida do que consegui apurar), além do número de VPs de cada jogador e GWs.

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Márcio Pinheiro, Nilceu Galvão, José Felipe, Fernando Carvalho e Moacir Júnior

TWD

Deck Name: Lindos!
Created By: Márcio “O Feio”
Description:

Crypt: (12 cards, Min: 15, Max: 40, Avg: 7,41)

1 Nichodemus pot 2 Nosferatu
1 Foureyes obf pot 3 Nosferatu
1 Beetleman obf ANI 4 Nosferatu
1 Harold Tanner ani dom obf POT6 Nosferatu
3 Gustaphe Brunnelle obf ANI DOM POT8 Nosferatu
5 Alonso Petrodon for tha ANI DOM OBF POT10 Nosferatu

Library: (90 cards)

Master (11 cards)
3 Minion Tap
3 Perfectionist
2 Vessel
1 Warsaw Station
1 Slum Hunting Ground
1 Labyrinth, The

Action (17 cards)
4 Preternatural Strength
1 Far Mastery
6 Deep Song
6 Govern the Unaligned

Action Modifier (9 cards)
2 Lost in Crowds
2 Cloak the Gathering
1 Faceless Night
3 Conditioning
1 Foreshadowing Destruction

Reaction (20 cards)
2 Guard Dogs
2 Rat’s Warning
3 Cats’ Guidance
3 Sense the Savage Way
2 On the Qui Vive
2 Redirection
6 Deflection

Combat (31 cards)
11 Carrion Crows
2 Canine Horde
2 Thrown Sewer Lid
8 Immortal Grapple
2 Disarm
3 Taste of Vitae
3 Target Vitals

Combo (2 cards)
2 Swallowed by the Night

Gráficos Chatos Interessantes Parte 4

Chega ao fim a série de gráficos que você vai olhar uma vez e nunca mais vai ver. Fechando o que eu havia pensado prioritariamente, trago hoje 3 gráficos dos mais complicados dessa série, tanto de produzir como explicar os critérios. Por isso vou colocar o texto explicando separadamente e o gráfico logo abaixo do texto.

Block Deny, a famosa negação de block, que inclui alguns tipos diferentes de cartas, impede o bloqueio do minion que está agindo como stealth, porém sem que possa ser bloqueado de nenhuma maneira depois do efeito da carta ativado. Essas cartas têm geralmente algumas restrições para quanto aos minions que não podem bloquear ou em que a tentativa de block falha. Ou ainda alguma consequência para o minion que está usando a carta (Daring The Dawn é um caso de restrição e consequência). Algumas também tem uma penalidade ou custo que pode ser pago pelo minion que está tentando bloquear para que o efeito do Block Deny seja ignorado ou cancelado (Crocodile’s Tongue).

Unlock/ Wake e Unlock After Action
Aqui temos os cards de reação ou combate que fazem minions desvirarem (Unlock, péssimo novo termo para o antigo Untap) ou bloquearem e usarem reações como se estivesse desvirado, o famoso Wake (ótimo termo criado para isso). Também cards de ação ou modificador de ação que têm o efeito de desvirar um minion após realizar uma ação. Somente efeito de desvirar imediatamente após a ação realizada(com sucesso ou não) foram consideradas.

E finalmente os cards que têm efeitos de roubar ou tomar o controle de outros minions e retainers, como também aliados e retainers que requerem disciplinas.

Obrigado a quem comentou e teve interesse. Indiquem para os novatos que estão tentando criar ou implementar decks e também para quem quer conhecer mais o que cada disciplina pode fazer durante uma mesa. Em breve esses gráficos chatos vão voltar, com cards com outros requerimentos e sem requerimentos, agrupados por clãs, seita e nos sem requerimentos, por tipo e efeito. Também planejo uma análise de cada clã, as disciplinais mais comuns a eles, as 3 disciplinas primárias de cada clã também e os grupos que contém certas disciplinas nesses clãs.


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Cards Chave /Coringas Interdecks

Como sempre, criei um título esquisito pra tentar explicar uma ideia idiota que eu tive. Essa sendo mostrada aqui no blog e dizendo respeito ao meu jogo pessoalmente. Quero ajuda de vocês para selecionar alguns cards e utilizar nos meus decks competitivos. Deixar os slots disponíveis em cada dos decks que eu costumo jogar de forma mais competitiva que hoje são 5. Utilizar a mesma cor de shield protector em todos os 5 deixando X slots disponiveis para intercambiar entre os decks. Prioritariamente a ideia surgiu por causa do valor e da dificuldade de conseguir certas cartas, tais como, Aranthebes The Immortal, Not To Be e Direct Intervention. Percebi que a lista a despeito disso poderia conter certas cartas que funcionam bem em quase todos os metagames.

Meus decks são:

Ur-Shulgi Bleed/B&V Stealth

Gotsdam: Tired Warrior Wall

Fatima Multi-Rush Assault Rifle

Weenie Mono Auspex Wall Snipers

Malk! G2-3 B&S Hide the Clarity Patterns.

Já selecionei algumas cartas baseado em pesquisas e vivência no jogo. Estou definindo o número de slots em cada deck pra isso e estou propenso a utilizar 6.

tentei fazer uma enquete aqui no Blog mas ainda sou noob no wordpress e não sei como fazer, portanto gostaria que comentassem se acrescentariam alguma carta e quais desses que eu listei vcs elegeriam para cards coringas.

  1. Dreams of the Sphinx
  2. Scourge of the Enochians
  3. Gran Madre Dio
  4. Delay Tatics
  5. Not To Be
  6. Direct Intervention
  7. Aranthebes, The immortal
  8. Giant’s Blood
  9. Wash
  10. Secure Haven


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Gráficos Chatos Interessantes Parte 3

Parte 3

A terceira parte dos gráficos a respeito da quantidade de cards e seus efeitos, por disciplina, chega com um combo de efeitos de combate. Sim pois alguns cards fazem efeitos dentro do combate, mas não são de combate. Agreguei alguns efeitos: Strength e Additional Strikes, efeitos que aumentam a força e fornecem strikes adicionais, Heroic Might por exemplo é uma carta que fornece mais força a um mínimo mas não é uma carta de combate. Combat Ends trazem cartas de vários tipos assim como Ends Deny(negação de Combat Ends), tanto efeitos de cartas de combate como Immortal Grapple e Psyche!, quanto Action Modifiers e Reaction cards, como Hidden Lurker e Fast Reaction.

Dos efeitos que selecionei essa é o penúltimo post. Os próximos serão Block Deny(negação de block), Wake/Untap Efects, Steal Minions/Retainers e Allies/Retainers.


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Gráficos Chatos Interessantes Parte 2

Parte 2

Segue a sequência de gráficos que tentam desanuviar a cabeça de muitos jogadores neófitos na hora de identificar as possibilidades dos decks adversários. Lembrando que por enquanto apenas relativos a disciplinas. Esclarecendo que contam cartas que fazem efeitos permanentes e também apenas para a ação corrente. Trazemos hoje um gráfico 2 em 1, pois o efeito de redirecionar bleed não é assim tão comum (precisamente duas disciplina tem cartas disso), junto com pular o bleed (bounce bleed) coloquei reduzir bleed. O gráfico de cartas que alteram votações, contam as cartas que aumentam e reduzem votos, mudam votos e fazem vampiros se abster de votar. Também os números agora vieram nas barras para facilitar a leitura e ninguém pensar que existe meia carta de bleed. Aos que querem saber sobre equipamentos, masters, cartas de clã e sem requerimento que fazem os mesmos efeitos das registradas os gráficos, virão em outro momento. Por enquanto só disciplinas. Lá vai.


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Gráficos chatos interessantes.

Parte 1

Dando sequência ao post sobre análise do ambiente de jogo, começo a disponibilizar uma série de gráficos chatos, mas úteis se você quiser ter uma visão geral melhor do nosso joguinho de cartas colecionáveis (sim, deveria ser só divertido, mas é competitivo também, então estudemos). Os 4 primeiros gráficos trazem informações tanto pra galera que gosta de machucar o vampiro do coleguinha como pra galera que curte fazer um VP fácil e rápido na primeira presa com Bleeds pesados. “Como assim Auspex tem 11 cartas que aumentam o bleed?” Cartas com Multidisciplinas contam para ambas (Truth of Blood conta como Bleed para Auspex e também para Quietus), mesmo que não possam ser usadas apenas com aquela disciplina individualmente. Os cards de anarch que podem usar mais de uma disciplina apenas contam o efeito para sua disciplina. (ex. Illegalism fornece bleed para Presence mas não para Celerity e Chimestry, assim como fornece stealth para Chimestry e não para as outras duas.)


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Recognize the archetypes Part I: What to look for

Eis aqui esse excelente artigo do Blog Information Highway, sobre uma das habilidades mais fundamentais para um bom jogador de VTES, identificar os decks dos oponentes e agir de acordo. Pra quem não consegue ler em inglês uma boa dica é usar o navegador Google Chrome que já possui a opção de traduzir a página inteira, por sinal muito boa a tradução. Aproveitem.

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Information Highway

When you sit at a V:TES table, one of the most important – and also the most challenging – things is to know as fast as possible what the other players around the table are playing.

Of course, as everything in this game, it will take practice, lots of it, but hopefully this series of articles will help you gain some time.

In this first installment we’ll concentrate on generalities: what are the things we must look for to get an idea of what a deck does. Then we’ll get into the thick of the matter over, well, as many articles as needed.

Foreword

Many years ago, Kamel Senni said in an interview something along the lines of “Show me a Crypt card and a Library card and I’ll know right away what the deck does”.

At the time I thought that was presomptuous, even if he had way more…

Ver o post original 1.326 mais palavras

Cards on The Table

Hoje o post vai ser somente para guardar aqui todos registros de jogatinas em mesas de cozinha, terraços, lajes, quintais, salas e esgotos. Cartas, muita discussão, ameaças de morte e muito crosstabling (termo em inglês que inventei para traduzir “croizagem”, em homenagem ao nosso amigo, o Odontólogo das Estrelas americanas, Bruno “The Crow” Bruninho.) Peço que quem tiver mais fotos e vídeos que mandem para mim por e-mail, nuvem, carta ou fax que publicarei no blog.


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Tipos de Decks

Hoje apresentarei os principais tipos de decks vistos nas mesas de VTES. Cada tipo traz uma breve descrição. Ainda não é um artigo sobre os arquétipos (archetypes), estes sendo mais específicos e detalhados, com estratégia, deck building e deck lists famosas. Dependendo do interesse dos leitores, posso, num futuro próximo, lançar um artigo por semana sobre isso aqui no blog. Também se não tiver interesse e eu estiver afim eu faço do mesmo jeito. E se tiver muito interesse e eu não quiser, não faço! Sou como uma força da natureza: imprevisível e indomável. Eu acho.

“Diga-me com quem andas e te direi quem és.”

– Algum curioso preconceituoso

Tipos de Decks

Bleed

Baseado em muitas cartas de bleed, como é óbvio, tanto ações quanto modificadores, geralmente combinado com stealth, a maioria dos decks de Bleed procuram tirar pool da presa o mais rápido possível. Inclui também alguns cards de defesa para seus vampiros, bounce (desvio) bleed (como Deflection e Telephatic Misdirection). Costuma ser o tipo de deck mais eficiente para jogadores neófitos, pois tem uma variedade menor de cartas e estratégias. É possível um jogador inexperiente atropelar uma mesa com um deck desses, mas um jogador experiente pode dosar o bleed e manipular a mesa da forma correta para vencer até nas mais difíceis situações. As disciplinas comumente usadas nesse tipo de deck são Dominate, Dementation e Presence. Além claro das disciplinas com mais habilidades evasivas como Obfuscate e Obtenebration.

Vote

Esse tipo de deck visa prioritariamente retirar pool da presa assim como um deck de Bleed, mas tem uma gama maior de opções, dado que é baseado em Ações Políticas e essas possuem efeitos dos mais variados tipos como enviar vampiros para a região incontrolada, tomar o controle de locations e ganhar pool. Para isso, esses decks utilizam vampiros com títulos e votos, além de cartas fixas para ganhar votos, fazer vampiros controlados por outros matusaléns se abster ou mudarem seus votos e obviamente, modificadores que dão mais votos a seus próprios vampiros. Como depende da aprovação de um referendo em que todos os vampiros podem votar, esse tipo de deck exige uma certa habilidade política do jogador e abre espaço para alguns acordos e traições. Ações Políticas (Political Actions) geralmente não requerem disciplinas para serem feitas, porém algumas disciplinas ajudam na missão. Presence é a principal disciplina para esse fim. Como as ações políticas já possuem +1 Stealth por padrão, a necessidade de cartas de stealth e evasão de block (Seduction, Toreador Grand Ball…) é menor, mas de grande ajuda. Um Carlton Van Wyk é o terror para um deck de Vote sem stealth.

Rush

Aqui que começa a putaria no meio do quintal. Diferente dos dois citados acima esse tipo de deck visa tirar os vampiros dos oponentes (prioritariamente presa e predador) da mesa, mandá-los para o torpor ou queimá-los sem piedade. Influenciar vampiros custa pool, então tirar um vampiro de capacidade 11 da sua presa de jogo em sua primeira ação é como um bleed que apenas Lucian, O Perfeitão com Legendary Vampire, fazendo uma Govern The Unaligned, usando Conditioning + Command of The Beast consegue fazer melhor. Algumas cartas como Fame, Tension in the Ranks, Leadership Vacum ajudam na missão prioritária do VTES que é tirar sua presa de jogo secando seu pool. Mas aqui que entra o diferencial desse tipo de deck. Um deck de rush pode fazer um vampiro entrar em combate com praticamente qualquer minion da mesa, esse poder dá a opções de ameaças, veladas ou diretas, negociações e vinganças cruéis. Apesar de ter todo esse poder nas mãos, os decks de rush custam a ganhar uma mesa, devido a baixa capacidade de gerar pool e tirar pool da presa. Decks de rush geralmente não incluem reações o que faz seus adversários tentarem pegar esse tipo de deck de surpresa sem possibilidade de revide. Existe uma miríade de opções de disciplinas para esse tipo de deck, além de equipamentos e cartas Master que ajudam na missão de colocar seus oponentes na lona. Além de habilidades embutidas em vampiros brigões como Enkidu, Fatima Al-Faqadi, Utah, Lernean, Beast, entre outros. As chamadas disciplinas físicas, Potence, Fortitude, Celerity são as mais usadas, geralmente combinadas com outras que tem alguns truques no combate como Animalismo, Protean, Quietus, Valeren, Thaumaturgy.

Allies

Decks de aliados trazem outras criaturas do mundo das trevas para ajudar na missão de fazer o tal almejado GW (Game Win). Os vampiros nesse deck não são tão importantes a não ser que tenham habilidades apelonas e roubadas como a do Antônio da Arlette ou outros vampiros que reduzem o custo de recrutamento. Geralmente são decks com um clã específico, por que muitos aliados requerem um clã ou disciplina mais comum a um clã para serem recrutados como Shambling Hordes, War Ghoul, Emerald Legionnaire (carta de Magic) e Renegade Garou. Não existem disciplinas mais usadas para esse tipo de deck, mas sim cartas chaves quase obrigatórias para eles, tais como: The Unmasking, Charisma, FBI Special Affairs Division, Vagabond Mystic. Alguns desses decks se preocupam em fazer set-up e bloquear, outros em entrar em combate com vampiros e outros em bleed, mas um ponto em comum a todos é: quanto mais aliados sob seu controle, melhor., Cuidado com Ancillae Empowerment, Anarchist Uprising, Domain Challenge que tiram seu pool pela quantidade de minions que você controla (entre vampiros e aliados) e Kindred Segregation que faz você pagar o custo de pool novamente se quiser manter seus queridos aliados.

Breed

Esses são os decks de filhotes. Mais parece aquela novela Vamp. Todo mundo é vampiro. Seus vampiros vindos da cripta utilizam cartas que criam novos vampiros, colocando diretamente sob seu controle. A intenção aqui é fazer quantas ações dessas for possível, ganhar pool com Political Actions (importante ter como ganhar nos votos) Consaguineous Boon, Autarkis Persecution ou mesmo Tribute to The Master, e então dar bleed ou fazer votações que tirem pool da presa com essas pequenas criaturas chatas, várias vezes no mesmo turno. Alguns decks usam disciplinas ou cartas de clã para aumentar a quantidade de bleed ou votos de cada vampirinho individual e ou stealth, assim como ações políticas para ganhar pool. A chave aqui é o enxame. Quanto mais vampiros você criar com cartas como The Embrace, Creation Rites, Tumnimos, Third Tradition: Progeny (além de outras menos usadas como Web of Knives Recruit, Brothers in Arms…). 

Bruise

Contusão, machucado, hematoma. São as palavras que traduzem a definição desse tipo de deck. Você vai desencorajar seus oponentes a tentar bloquear suas ações. Essa estratégia pode ser usada em conjunto com outros tipos de decks sendo o mais conhecido Bruise & Bleed. Para isso seus vampiros precisam ter fontes constantes de dano nos vampiros oponentes ou cartas que fazem o serviço de uma só vez como dano agravado e mandar para o torpor. Ou seja, esse deck vai ter uma boa vantagem no combate, mas não vai procurar briga a todo momento. Bater mais que apanhar (Fortitude é bem vinda) e manter a pressão na presa são as chaves desse deck. Possui algumas limitações óbvias como a vulnerabilidade a bounce bleed (redirecionamento) e predadores muito ativos, pois o deck geralmente age pra frente (contra a presa). Já que você vai agir e não é aconselhável bloquear suas ações, você vai precisar de ações que façam a diferença (1 de Bleed não é aconselhável). 

Multi-Rush

É basicamente um deck de rush que entra em combate várias vezes durante um turno, muitas vezes com o mesmo vampiro. Vampiros com habilidade rush embutido, Fortitude para Freak Drive, e várias ações diferentes de entrar em combate são necessários nesse tipo de deck. Além de outras maneiras para desvirar um vampiro e agir novamente. Esse tipo de deck conta quase sempre com um vampiro chave com uma habilidade que favoreça entrar em combate ou o combate em si. De resto é como um deck de Rush descrito acima.

Wall

Lento, chato e eficaz. Assim é um deck Wall. Seu objetivo deve ser evitar que seu predador faça ações e bloquear as ações chaves da sua presa. Dizem os antigos que existem lendas de jogadores que conseguiram todos os VP (victory points) em uma mesa com um deck desses. A chave é o tempo, quanto mais você faz um set-up poderoso e evita sua morte (e de alguns outros jogadores muitas vezes) mais chances você terá de ganhar uma mesa. Existem algumas variantes e mashups com outros estilos de decks, mas o ponto em comum de todos são poucas ações e muitas reações. Você está aqui para não ser tirado da mesa e não deixar os adversários vencerem. A maioria desses decks utilizam cartas de que retiram pool da sua presa simplesmente por estarem em jogo e os turnos se passarem. Smiling Jack, The Anarch, Constant Revolution, Anarch Revolt, Judgment Camarilla Segregation. É possível focar o deck em punir seus adversários por serem bloqueados, focando no combate ou simplesmente usando Strike: Combat Ends para encerrar cada um deles sem sofrer consequência nenhuma. Cartas como Sniper Rifle e maneiras de aumentar constantemente o seu pool ajudam esse deck chato a nunca morrer. Obviamente desviar um bleed dado por seu predador para sua presa ou bloquear uma ação de bleed que fatalmente tiraria a presa dela de jogo e fazer um bleed chave no seu próximo turno são maneiras eficientes de jogar com esse tipo de deck. Pentex: Subversion, miss you so much babe.

Toolbox

Especialista em tudo. É o que esse tipo de deck tenta ser, falhando miseravelmente na maioria das vezes. O que se pode fazer com eficiência é ter uma opção razoável em várias situações do jogo. Apesar de não ser tão eficiente como os decks mais focados, esse tipo de deck raramente não tem uma resposta ou se vê numa situação em que não pode fazer nada. Um deck ‘caixa de ferramentas’ exige muita prática e conhecimento do jogador para ser eficiente. A maioria deles tem bleed e ações chaves, intercept precisos e cartas de combate para serem usados na hora certa. Os melhores, na minha opinião, tentam fazer um set-up poderoso antes de partir pra fazer seus victory points(com a carta chave para editar as cartas da mão e do deck sendo Heart of Nizchetus, também conhecido como Coração do Nilceu). Dependendo da cripta que você escolher há uma infinidade de opções nesses decks, geralmente um deck toolbox pende mais para um tipo que outro, alguns têm mais reações e intercepts, outros focam mais no bleed e combate. Estar preparado para tudo e se precaver é um lema da vida e lição cantarolada pelo Bode Japeth, mas como dizia o treinador do time de futebol aqui do campinho, O Vira Copos: quem joga em todas as posições não joga em nenhuma.

Turbo

Um vampiro e uma jóia. Escolha um vampiro e coloque 12 cópias dele em sua cripta, aumente sua capacidade e arranje uma forma de queimar esse vampiro. Combine com a habilidade da Soul Gem of Etrius e depois de ter feito ações de bleed, transformado o sangue desse vampiro em pool (Minion Tap, Villein) ou convocado a besta dos infernos para aterrorizar seus oponentes (Call of the Great Beast), queime o vampiro e coloque um direto da cripta novinho com a gema equipada e cheinho de sangue pra você se deliciar e fazer raiva aos demais jogadores novamente. Variantes desse deck usam vampiros como Nergal, Lucita, Mimir, Annabelle Triabell, Ezmerelda e Arika, com diferentes estratégias.

Weenie

Vampirinhos de capacidade baixa (geralmente menores que 4, no máximo 5) todos fazendo praticamente a mesma coisa e infernizando a vida dos mais velhos. Existem muitas variantes desse tipo de deck, mas a tônica é usar uma ou no máximo duas disciplinas e controlar o máximo deles que você puder. Alguns focam no combate como Wennie Potence ou Celerity Gun, outros em bloqueio como o infame Weenie Auspex, o terror dos decks de Bleed. Mas o mais odiado e usado por jogadores perversos é o Weenie Bleed. Literalmente dezenas de vampiros de capacidade 1 dando bleed com Computer Hacking e Leverage. Santa Scourge of Enochians protegei-nos.

Você pode combinar mais de um tipo, como por exemplo é com Bruise & Bleed. Pode também adicionar características principais ao tipo, dependendo de como seu deck funciona (ex. Weenie Auspex, Bleed & Stealth). 

Há outros tipos de deck, outros para os quais ainda não foi definido uma nomenclatura e outros que você ainda nem inventou. O blog australiano Tales From The Hell Mouth traz uma lista mais completa (por sua vez retirada do extinto thelasombra.com). Joga no google tradutor, preguiçoso.


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Top 20 Library Cards TWD

O post anterior fez surgir questionamentos e curiosidade entre os milhares de leitores do The Coven: VTES Blog em PT BR.( Mentira, apenas meu irmão. )

Sendo assim para dirimir essas dúvidas e sair da casa dos achismos, resolvi fazer uma pesquisa extensa e detalhada(15 minutos), consultando o vasto conhecimento dos jogadores cearenses de VTES, das cartas Top of Mind, consegui extrair do banco de dados do site Secret Library dos Tournment Winning Decks(Decks Vencedores de Torneios), em torneios com 10 ou mais jogadores, decks com 90 cartas ou menos, as 20 mais utilizados. Algumas surpresas e uma velha conhecida e agora nerfada, apareceu em primeiro lugar.

Vale lembrar que algumas cartas tem uma disponibilidade temporal maior que outras(saíram em edições mais antigas) entretanto foram provavelmente preteridas em favor de outras, mais eficientes na maioria das situações. (caso de Blood Doll x Vessel e Minion Tap x Villein).

O número ao lado do nome da carta é a quantidade de decks em que ela aparece no TWDA até a data deste post.

Segue a lista:

1 Pentex: Subversion! 1537
2 Dreams of The Sphinx 1502
3 On The Qui Vive 1473
4 Giant’s Blood 1259
5 Deflection 1256
6 Blood Doll 1214
7 Telepathic Misdirection 924
8 Govern The Unaligned 904
9 Vessel 903
10 Conditioning 897
11 Wake With Evening’s Freshness 837
12 Villein 795
13 Information Highway 779
14 Lost In Crowds 741
15 Kine Resources Contested 652
16 Powerbase: Montreal 647
17 Carlton Van Wyk 635
18 Taste of Vitae 624
19 Sudden Reversal 612
20 Forced Awakening 602

Ps: Por favor deixe nos comentários sugestões de cartas que você acha ser mais utilizadas em TWD que as citadas na lista. Se já não tiver feito a pesquisa e for relevante eu faço uma atualização do post. Caso alguém conheça quem pode ter acesso a database do TWD e disponibilize para este Blog para fim de pesquisas, estatísticas e fuleiragens, favor entrar em contato.

update: Powerbase: Montreal entrou e tirou de uma vez Fame e Swallowed By The Night do top 20.


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Top 10 Library Cards

As 10 mais usadas em library, independente do tipo de deck.

“Somente o melhor para o melhor.”

— Stevie Pizza.

Quando você procura certos cards para montar seu deck, percebe que alguns são mais difíceis de conseguir. Seja por que saíram em poucas edições(reprint) e/ou por que são muito usadas. Esses cards são versáteis e fazem a diferença no jogo. Aquele card que se você tem a possibilidade de usar quase sempre vai estar na lista (dificilmente uma lista com uma cripta baseada em vampiros com Dominate, não vai usar Govern e Deflection). Vou apresentar na minha visão quais são os top 10 nesse quesito, independente de tipo.

obs: essa lista é MINHA opinião. Não é, nem pretende ser, uma lista definitiva dos cards mais eficientes e estatisticamente usados no VTES. Pelo menos por enquanto. 😈

  • Govern the Unaligted. Action. Dominate.
  • Carrion Crows. Combat. Animalism
  • Villein. Master. Triffle.
  • Vessel. Master. Triffle.
  • On The Qui Vive. Reaction.
  • Deflection. Reaction. Dominate.
  • Taste of Vitae. Combat.
  • Telepathic Misdirection. Reaction. Auspex.
  • Carlton van Wyk. Ally.
  • Majesty. Combat. Presence.

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